Propostas de redução em cima da mesa em Copenhaga

0

Posted by Renascença | Posted on 17:55

 União Europeia


 Reduzir as emissões poluentes em pelo menos 20% até 2020 (tendo como referência os valores de 1990). Esse número pode aumentar até 30%, caso se chegue a um acordo global em Copenhaga.





Estados Unidos
Reduzir as emissões em 17% até 2020, mas face aos valores de 2005 (se a referência for 1990, esses valores descem para cerca de 3 por cento). É uma proposta que inclui metas para os próximos anos: redução de 30% em 2025 e 83% em 2050. Mas querem também que países como a China e a Índia se comprometam com metas concretas.

 China
Pela primeira vez coloca números em cima da mesa, mas usa um critério diferente para propor a redução de emissões. A China, que já ultrapassou os Estados Unidos como maior poluidor mundial, propõe uma redução de 40 a 45% até 2020, mas em termos de “intensidade de carbono”, não de emissões absolutas. A intensidade de carbono é calculada dividindo o total das emissões pelo Produto Interno Bruto do país.


G77
É um grupo que junta 130 países em desenvolvimento. Vai bater-se em Copenhaga por cortes nas emissões mais ambiciosas por parte dos países ricos, mas também pela transferência de financiamento e tecnologia “verde” que permita ajudar os países em desenvolvimento a enfrentarem as alterações climáticas.



Pequenos Estados Ilha

Para os 39 países da Associação dos Pequenos Estados Ilha, o combate às alterações climáticas é uma questão de sobrevivência. Muitos correm o risco de desaparecer no final do século com o aumento do nível da água do mar. Exigem uma redução das emissões em 85% até 2050.





Comments (0)

Enviar um comentário