Cimeira em fase crucial com progressos insuficientes

0

Posted by Renascença | Posted on 15:53

A Presidencia da Conferencia admite que esta é uma fase crucial da cimeira. À beira da entrada em cena dos Ministros do Ambiente, os progressos alcançados são ainda insuficientes nas três áreas centrais do acordo que se pretende assinar na sexta-feira.
E tudo encrava no dinheiro. Falta definir o financiamento de longo prazo para que os paises em desenvolvimento, incluindo China e India, possam lidar com os impactos das alterações climáticas.
Numa segunda área, os paises ricos querem que os mais pobres também contribuam, à sua medida e de forma significativa, para a redução de emissões. Aqui, é preciso criar um mecanismo com critérios aceites por todos para a medição das emissões – no fundo quais os termos de comparação e se a unidade de medida tem em conta o Pib per capita ou até a população do país.
Ligado a isto, o terceiro objectivo é para todos – chegar a metas ambiciosas de redução de emissões.

Amanhã começa formalmente o segmento de alto nivel com Ministros do Ambiente, que já hoje á noite arranca com discursos de abertura. São eles que vão desenhar o acordo politico que poderá ser assinado na Sexta-Feira por cerca de 120 chefes de Estado e de Governo de todo o mundo. Não será um tratado, mas previsivelmente, apenas o melhor que se consegue nesta altura.





Comments (0)

Enviar um comentário