Copenhaga: Cimeira termina com “passos significativos”, diz Ban Ki-moon

0

Posted by Renascença | Posted in , , | Posted on 12:24





A Cimeira de Copenhaga termina com uma tomada de nota de um acordo. O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, considera que, mesmo assim, o resultado é positivo.

“Demos um passo significativo na direcção de um acordo mundial para limitar e reduzir a emissão de gases com efeito de estufa”, afirmou hoje.

“O acordo pode não agradar a todos. Sei que os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento não estão todos satisfeitos, mas acredito que, através do acordo que foi possível, seremos capazes de conseguir tudo aquilo que precisarem”, adiantou, demonstrando alguma esperança de que o combate às alterações climáticas se faça, na prática.

A conferência das Nações Unidas sobre o clima termina, assim, com uma tomada de nota do acordo alcançado na sexta-feira por três dezenas de países, tornando-o assim operacional, mas não vinculativo.

Alden Meyer, director da União dos Cientistas Preocupados, considera que o facto de a conferência "tomar nota" dá “um estatuto jurídico suficiente ao acordo para o tornar operacional, sem ser necessária a aprovação das partes".

O acordo, hoje apresentado aos 193 países membros da conferência é um documento de apenas três páginas, que fixa como objectivo limitar o aquecimento do planeta a dois graus centígrados em relação aos níveis pré-industriais, até ao final do século. Deixa de lado o valor para a redução dos gases com efeito de estufa.

É uma meia-vitória para os Estados Unidos e um fracasso na opinião dos países em desenvolvimento.





Comments (0)

Enviar um comentário