Copenhaga: Líderes mundiais tentam fechar acordo

0

Posted by Renascença | Posted in , , | Posted on 07:43

A noite foi de negociações, que decorreram a todos os níveis – do negociador técnico ao mais ilustre Primeiro-ministro, passando pelos ministros do Ambiente. O objectivo é anunciar, cerca das 16h00 (15h00 em Lisboa), o acordo, que poderá não passar de uma declaração de intenções de redução de emissões e de financiamento dos países mais pobres. 

A grande dúvida é se o documento final será vinculativo e se cumpre o objectivo de conter o aumento da temperatura em dois graus centígrados, como circula nalguns corredores da cimeira. Mas, como diz o tradicional ditado das conferências sobre o clima, nada está acordado sem que tudo esteja fechado. 


Protocolo de Quioto deverá continuar em vigor 

O atraso dos trabalhos obrigou à inversão do sentido das negociações: os líderes políticos vão fechar um acordo político esta sexta-feira, mas a cimeira deverá prolongar-se, ao nível técnico, de modo a que fiquem concluídos os textos com os pormenores. 


Copenhaga é o apogeu de dois anos de conversações, no âmbito da ONU, sobre alterações climáticas e o documento que deverá substituir o Protocolo de Quioto.

“Há opiniões e perspectivas muito divergentes sobre como devemos solucionar o problema. Daremos o nosso melhor até aos últimos minutos desta conferência”, afirma o Primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, acrescentando que “nem há acordo sobre o nome a dar ao texto final – declaração, comunicado, o que for”.
A declaração política deverá, ao que tudo indica, indicar dois caminhos a seguir: prolongamento do Protocolo de Quioto para depois de 2012 e cooperação a longo prazo, com financiamento dos países em vias de desenvolvimento. 

Os textos técnicos irão definir percentagens de emissões a reduzir, prazos, formas de verificação e valores concretos da ajuda financeira – a proposta mais forte em cima da mesa fala num fundo de 100 mil milhões de dólares por ano, com participação norte-americana. 

A manutenção de Quioto é uma exigência dos países mais pobres, que querem metas vinculativas para os mais ricos. Ficam em aberto as novas percentagens.


Obama chega a Copenhaga
 

O Presidente dos Estados Unidos chega à capital dinamarquesa por volta das 7h00 e fará uma intervenção cerca das 9h00. 

Tem encontros bilaterais agendados com os Presidentes da Rússia e do Brasil e com o Primeiro-minist.o chinês. 

Quanto a Portugal, José Sócrates participa nas sessões de hoje e regressará a Lisboa ao final da tarde. Ontem, o Primeiro-ministro português afirmou, numa declaração aos jornalistas, acreditar ainda num entendimento, com a Europa a liderar.





Comments (0)

Enviar um comentário