Portugal pode gastar até 200 milhões para cumprir Quioto

0

Posted by Renascença | Posted on 16:43

Portugal vai gastar entre 100 a 200 milhões de euros para cumprir o protocolo de Quioto. As contas do Governo passam pelo uso do Fundo de Carbono, que será complementado por transferências do Orçamento de Estado.


Lisboa estava autorizada a aumentar em 27% as emissões de CO2 registadas em 1990 e deverá derrapar ainda 5%, mas com o dinheiro, Quioto sempre se cumprirá.

“Temos a certeza absoluta que Portugal vai cumprir as sua metas. Agora temos números ainda mais sólidos, porque as nossas emissões têm vindo consistentemente a declinar: elas estavam cerca de 21% acima, em 2005, mas em 2008 vão estar abaixo dos 6%”, garante o secretário de Estado do Ambiente.

Humberto Rosa junta-se na próxima semana à delegação portuguesa à cimeira de Copenhaga, onde de hoje até dia 18, representantes de 192 nações vão tentar chegar a um acordo que permita no próximo ano alcançar o tratado climático que deverá substituir Quioto.

O secretário de Estado do Ambiente considera que o somatório das reduções que os países vão anunciando não são ainda suficiente ambiciosos. “O lado positivo é que todos – inclusive os EUA e a Índia – estão agora a falar dos seus próprios objectivos de redução absoluta ou de desvio de intensidade carbónica. Acho que se este primeiros passos puderem ser aprofundados podemos trazer um compromisso de passar a 30% em Copenhaga”.

Para entrar em vigor em todo o mundo antes de 2013, altura em que expira a primeira fase do Protocolo de Quioto - que estabeleceu a redução de emissões de GEE em 5% face aos níveis de 1990 para 37 países industrializados e a União Europeia no período entre 2008 e 2012 - o acordo de Copenhaga deverá cumprir os requisitos políticos de todos os países participantes.





Comments (0)

Enviar um comentário