Festa na Cimeira

0

Posted by Renascença | Posted on 08:15

Milhares de pessoas juntaram-se na principal praça da capital dinamarquesa para escutarem rock, mas também as palavras de importantes membros da ONU presentes na cimeira. Ouça a reportagem do enviado especial da RR a Copenhaga, Paulo Ribeiro Pinto:






A enviada especial das Nações Unidas para as alterações climáticas, Gro Brundtland, reafirmou a necessidade de um acordo nesta reunião. É o tudo ou nada diz a antiga Primeira-ministra norueguesa.

“Agora ou nunca pode parecer-vos muito forte, mas qual foi a última vez que conseguimos reunir tantos líderes mundiais, tão bem preparados por negociações sérias e longas. Agir é o que precisamos, de uma ruptura aqui em Copenhaga e desafiamos os nossos líderes a serem responsáveis”, disse.

A enviada especial das Nações Unidas para as alterações climáticas deixa claro que, quando a cimeira terminar, as coisas não podem ficar na mesma.

“Ao olhar para todos vós aqui no meio de Copenhaga certamente que não queremos que os líderes mundiais saiam a 18 ou 19 de Dezembro a usar apenas uma roupa nova como se fossem imperadores.”

Milhares de pessoas aderiram à iniciativa “Hopenhagen” no centro da cidade - uma troca de letras do nome da capital dinamarquesa que começa por Hope - para “esperança” em inglês.

Uma ideia que partiu da câmara de Copenhaga e pretende ser um exemplo para o resto do mundo e um marco de um acordo histórico, confessa o vice-presidente, Claus Bordam.

“Como cidade esperamos que os líderes mundiais consigam um acordo ambicioso no cop-15, como cidade. No futuro temos que saber lidar com estas decisões e continuar a ser um exemplo para pequenas e grandes cidades de que um desenvolvimento sustentável, amigo do ambiente pode ser possível, mantendo o crescimento económico e financeiro que conseguimos nas últimas gerações”, refere.

A festa no centro da cidade de Copenhaga marcou o fim do primeiro dia da cimeira das Nações Unidas para as alterações climáticas. Na praça central é onde os habitantes da cidade podem contactar mais de perto com o que se passa no mundo das energias limpas e da eficiência e sustentabilidade, uma praça verde com um globo gigante no centro a representar o planeta.





Comments (0)

Enviar um comentário